BEM - VINDO AO PROGRAMA HUMAITÁ SOM RURAL


O Programa Humaitá Som Rural

É apresentado de Segunda a Domingo por Januário Neto ...na Fm 104,9 de Humaitá – Am

Não Perca!
Programa Humaitá Som Rural
O melhor programa com novidades sertanejas!!
Fique ligado no Programa Humaitá Som Rural

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Zé Mulato e Cassiano - A dupla três em um


"Na maioria dos dicionários, o "caipira" é caracterizado, entre outras coisas, como inculto, tabaréu e preguiçoso. Ouvindo este e outros discos da Dupla Caipira Zé Mulato e Cassiano, você perceberá que foi cometido um grande erro na História da Cultura Popular Brasileira. A verdade é que Caipira é uma Cultura Riquíssima em Tradições, consolidadas durante os 500 anos da Nossa História e o Povo Caipira é quem garante o sustento da Nação, plantando, colhendo e cantando as Riquezas Naturais do nosso Brasil!"

"Graças à dedicação e ao talento desses dois irmãos, temos a mais absoluta certeza de que a Verdadeira Música Caipira de Raiz não morrerá jamais!"

José das Dores Fernandes (12/08/1949) e João Monteiro da Costa Neto (19/04/1955), que adotaram os nomes artísticos "Zé Mulato e Cassiano" formam nos dias de hoje a Mais Autêntica Dupla Caipira Brasileira. Combinando, o romantismo da dupla "Zé Carreiro e Carreirinho", o modo de tocar a Viola que nos faz lembrar " Tião Carreiro e Pardinho" e também o bom humor que nos faz lembrar das inesquecíveis sátiras das saudosas duplas Alvarenga e Ranchinho e Jararaca e Ratinho, "Zé Mulato e Cassiano" formam o que conhecemos como a "Dupla Três em Um".

Como se já não bastassem tantas qualidades juntas, Zé Mulato é também um verdadeiro poeta que consegue, mesmo nos dias de hoje, mostrar-nos os verdadeiros anseios, sentimentos, alegrias, tristezas e verdades do Nosso Mundo Rural, do Nosso Caipira. A poesia que Zé Mulato extrai desse mundo, explorando tanto os temas mais simples, como também os temas mais profundos e ligados à reflexão da "complexa existência humana", faz dele um dos maiores compositores da Música Caipira Raiz que conhecemos atualmente, em atividade!

Zé Mulato também compôs uma belíssima página musical juntamente com o saudoso Xavantinho e teve nele um parceiro fiel e igualmente talentoso para a recriação e preservação do universo do nosso riquíssimo e inesgotável Folclore.

Filhos de um Lider Protestante na cidade de Passa Bem-MG, onde nasceram (cidade que se localiza na Zona da Mata Mineira, próximo à Itabira-MG), os irmãos Zé Mulato e Cassiano adquiriram o conhecimento musical vendo e ouvindo o que acontecia ao seu redor durante a infância.

E tudo começou em 1972, no Planalto Central: Zé Venâncio e Saulino (hoje não mais existentes como dupla) tinham sido contratados para uma apresentação em praça pública, por ocasião da inauguração de uma farmácia na "Cidade Satélite" de Ceilândia no Distrito Federal e, no início do espetáculo, surgiram no meio daqueles maravilhosos "Candangos", dois jovens mineiros simpáticos e bastante desinibidos. O mais alto dos dois, "com a maior cara-de-pau", chegou para os titulares do show dizendo:

"Eu e meu irmão gostamos de bater uma Violinha, quem sabe vocês deixa nós cantar uma Moda no show dos "ceis", nós nunca cantemo assim pra tanta gente...".

E os dois mineirinhos até então desconhecidos fizeram a abertura da festa e foram bastante aplaudidos pelo público presente. Iniciava-se naquele momento a trajetória artística desses dois "Monstros Sagrados" da Música Caipira!

A dupla chegou a passar vários anos à procura de uma gravadora; depois de 1982 quando foi lançado o LP "Louco Amor" pela Tocantins, a dupla só voltou a gravar um novo disco de carreira em 1997 (o já mencionado "Meu Céu", pela gravadora Velas, agraciado com o Prêmio Sharp 1998). Entre esses dois lançamentos, eles participaram da coletânea "Ao Capitão Furtado - Marvada Viola" lançada em LP em 1986 e remasterizada em CD em 1997. No entanto, jamais cederam aos "interesses comerciais que tanto podam a criatividade do artista".